Você acabou de comprar sua franquia e está trabalhando a todo vapor para inaugurá-la? Então, uma boa localização é essencial nesse momento! Além de garantir uma ótima visibilidade para o seu negócio, ela também pode proporcionar um alto fluxo de pessoas.
Para te ajudar a escolher o melhor ponto comercial, separamos algumas dicas valiosas para você prestar atenção. Vem com a gente!
O que considerar ao escolher o ponto comercial da sua franquia?
1. Analise o imóvel e as necessidades do negócio
Conhecer as demandas da sua franquia é o primeiro passo para a escolha do ponto comercial. Geralmente, os franqueados recebem orientações do franqueador sobre o tipo de local necessário para atuação. Considere, por exemplo:
- Se o imóvel permite reformas e modificações;
- Se há espaço para estoque;
- Se há cozinha, chuveiro e outras comodidades para os colaboradores;
- Se o ambiente é acolhedor para os clientes;
- Outras necessidades que a sua franquia pode ter.
2. Pesquise os preços da região
Antes de fechar um contrato de locação para o seu mais novo ponto comercial, é importante pesquisar a média de preços da região escolhida. Essa pesquisa de mercado vai te ajudar a montar um plano financeiro que considera:
- O potencial de valorização do imóvel;
- Seu capital de giro atual;
- Os ganhos esperados com essa localização;
- O prazo de retorno do investimento garantido pela franquia;
- Os valores mínimos e máximos que você pode investir nesse ponto comercial.
Com todas essas informações em mãos, também será mais fácil negociar o valor com o proprietário.
3. Converse com os empresários locais
Para além da pesquisa de preços e do plano financeiro, é importante ter uma ideia do que as empresas da região vivem no dia a dia. Por isso, fale com empresários e funcionários dos estabelecimentos próximos ao ponto comercial que você está escolhendo.
Assim, será possível entender questões do cotidiano que geralmente não aparecem em anúncios de imóvel e que só quem trabalha ali vai saber te informar. Por exemplo:
- Existe uma associação entre os comerciantes do bairro?
- O local costuma ter insetos ou outros problemas à noite?
- Quando o fluxo de pessoas costuma ser maior?
- O bairro é tranquilo ou é barulhento?
- Existem linhas de ônibus que garantem fácil acesso ao local para os colaboradores?
4. Busque informações sobre segurança
Principalmente em grandes metrópoles, o fator segurança é fundamental para o sucesso do ponto comercial. Isso porque ele influencia todos os envolvidos na operação – proprietários, funcionários e clientes.
Até mesmo o valor do seguro do imóvel pode ser afetado por isso, aumentando em regiões com muitos roubos ou incidentes.
Converse com o seu corretor e com a vizinhança do imóvel sobre a região onde ele está localizado. Busque notícias na internet e pesquise a taxa de crimes daquele bairro. Essa atitude vai dar uma boa ideia de como é a segurança ali.
5. Verifique se a sua atividade comercial é permitida no local
Nem todas as atividades comerciais são permitidas em todos os bairros, especialmente quando falamos de grandes cidades como São Paulo.
Enquanto algumas áreas são boas para o comércio, outras foram pensadas somente para habitação. Tudo isso é determinado pelo zoneamento urbano da cidade. Ele define as regras e diretrizes para a instalação de imóveis residenciais ou comerciais em cada zona do município.
Atente-se também aos requisitos do corpo de bombeiros e às permissões ambientais, caso necessário.
6. Pense em acessibilidade
Você já deixou de ir a algum lugar porque não tinha estacionamento? Se sim, você entende a importância da acessibilidade.
É claro que não é apenas um lugar para estacionar que vai garantir a acessibilidade do negócio. Pense também:
- Na sinalização da rua, e se ela possui faixas de pedestres e semáforos;
- Nas vias de acesso ao local;
- Nas sinalizações sobre desníveis no ambiente;
- Em sanitários acessíveis;
- Se existem elevadores ou formas alternativas de acessar o local, caso ele esteja localizado em um prédio;
- Em outros pontos que podem dificultar o acesso à sua loja.
Alguns desses itens são exigidos por lei. Porém, considerá-los como parte da sua responsabilidade social é valorizar cada pessoa que vai comprar de você.
7. Analise a concorrência
Se você pensa que concorrência boa é concorrência longe, saiba que nem sempre esse é o caso! Às vezes, estar próximo dos seus concorrentes pode ser super vantajoso, sabia?
Para facilitar esse entendimento, pense em uma praça de alimentação em um shopping. Antes de decidir o que vão comer, muitas pessoas analisam restaurante por restaurante: se tem fila, quais os preços, as opções disponíveis, certo?
Como você será dono de uma franquia, já começa em vantagem. Isso porque a sua marca é conhecida no mercado e pode ter a preferência quando comparada às outras que acabaram de abrir.
Ainda assim, a análise de concorrência pode te ajudar a encontrar oportunidades na hora de escolher o ponto comercial.
8. Formalize o contrato de locação
Contratos de “boca”, mesmo que feitos com conhecidos ou familiares, podem gerar problemas inesperados. Na dúvida, peça um contrato formal de locação comercial e inclua cláusulas fundamentais, como:
- Direitos e obrigações das partes;
- Prazo de locação;
- Índices de reajuste do valor do aluguel;
- Autorização para benfeitorias ou reformas.
9. Exija uma nova vistoria antes de entrar no imóvel
Seu sonho é ver sua franquia crescer, certo? Então, para garantir o pleno desenvolvimento do negócio e uma locação livre de dores de cabeça, visite o ponto comercial antes de alugá-lo.
Na visita, tire fotos, mesmo que a imobiliária ou o proprietário tenha feito uma vistoria recentemente. Assim, você garante a sua proteção em caso de problemas estruturais e, dependendo de como o local estiver, já consegue negociar o valor do ponto.
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Sabemos que é muita coisa para prestar atenção e todos esses detalhes juntos podem garantir bons resultados para o seu negócio. É assim que se constrói um ponto comercial valorizado.
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