Abrir um empreendimento que não é notado pode ser um risco. Por esse motivo, diversos comércios investem em elementos que o destaquem dos demais. Um deles é a fachada comercial.
Ele serve como o principal cartão de visita para quem avista o seu empreendimento, mas é comum vermos estabelecimentos que não possuem fachadas que condizem com o seu ramo de atuação, fato esse que tende a afastar a clientela.
Se você pretende entender como causar bom impacto com o seu empreendimento, acompanhe a leitura. Neste post detalharemos a importância da fachada para o seu comércio, além de trazer dicas para planejar a sua corretamente.
Qual a percepção do público sobre a fachada?
A importância da fachada para o público é o primeiro ponto que você precisa levar em consideração. Como falamos anteriormente, ela é o contato inicial dos seus clientes com o seu estabelecimento. Mas, além disso, é interessante entender como o público percebe esse elemento.
Você mesmo já deve ter visto algumas fachadas de empreendimentos e refletido sobre a mensagem que ela estava passando. Através dela, o público consegue se conectar com o que está sendo oferecido ali, e são oportunidades assim que devem ser aproveitadas para passar a comunicação correta.
Até aqui, você deve ter entendido a dimensão da importância de uma boa fachada, certo? Agora vamos aprender a planejá-las corretamente.
Como planejar uma fachada?
Realizar esse trabalho é um processo delicado e que envolve conhecimentos em comunicação e estética. De todo modo, algumas dicas podem ser seguidas.
Cores. A psicologia das cores é algo bastante aplicado no momento de desenvolver uma fachada, especialmente porque cada paleta de cores remete a diferentes tipos de comércios. O vermelho, por exemplo, é bastante utilizado na indústria de comida rápida, enquanto que o verde tende a remeter empreendimentos voltados à natureza. Nesse contexto, é importante você considerar qual cor melhor representa seu ramo de atuação.
Material. A qualidade do material também impacta na identidade visual do estabelecimento. Além disso, é importante construir fachadas com materiais em tendência. Atualmente, madeira, espelho, vidro, superfícies de metal e pedras são materiais bastante utilizados.
Comunicação. Chegou o momento de apostar em elementos visuais que se conectem ao seu ramo de atuação, deixando em evidência o nome do estabelecimento, utilizando boa iluminação, tamanho adequado e demais aspectos que facilitem a identificação por seus clientes.
É possível escolher espaços que se conectem com o seu estabelecimento de maneira mais fluida, permitindo que você consiga ter liberdade criativa para elaborar a fachada comercial que melhor representa o seu comércio.
Quer facilidade, rapidez e eficiência no momento de escolher?
Facilite a sua busca com a SuaQuadra!