É inegável, a pandemia foi um campo fértil para o surgimento de lojas virtuais. Segundo um estudo realizado pelo PayPal e em parceria com o BigDataCorp, apenas no ano de 2020, o número de negócios virtuais cresceu em 40% no Brasil. Quase metade das novas páginas pertence a pequenas e médias empresas.
Após o término da covid, os empreendedores se viram em meio a uma encruzilhada estratégica: continuar apenas no virtual ou expandir para o físico?
Definitivamente, não é uma escolha fácil. O endereço eletrônico apresenta vantagens bem claras, por exemplo: a redução de custos, maior facilidade na gestão, principalmente para empreendedores de primeira viagem, expansão do alcance e 24 horas de funcionamento.
No entanto, apesar do avanço tecnológico, uma coisa o meio digital não pode oferecer: a experiência sensorial do produto. Somente uma loja física transmite a experiência completa de cheiro, toque e sabor do produto. Sensações capazes de transformar a percepção e influenciar, diretamente, a decisão de compra.
Pessoas influenciam pessoas
O fator humano é determinante. Atendimento amigável, sorriso no rosto e olhos nos olhos são pequenos detalhes que ‘baixam a guarda’ do consumidor, criando conexão e envolvendo o cliente.
A vitrine virtual pode ser econômica, mas não causa tanto impacto quanto o presencial. Fachada, vidraça e posição dos produtos afetam a percepção e agrega valor ao produto.
O ponto físico é um marco. Muitas vezes, revelando o tamanho, relevância e o sucesso de uma marca frente ao seu público.
Já decidiu que abrir uma loja física é a melhor opção para o seu negócio? Ok, agora, fique atento a algumas dicas de ouro!
Mantenha a sua loja online
Não deixe o digital de lado. Siga investindo em seu ponto eletrônico, mantenha o e-commerce atualizado e o estoque separado para as vendas online. Esse mesmo conselho vale para o marketing digital. Mantenha as campanhas, publicações e anúncios em dia.
Diminua custos
As despesas operacionais costumam sufocar as pequenas lojas, levando à falência. O segredo é deixar tudo na ponta da caneta e colocar alguns gastos em prioridade, como: aluguel; consumo de luz; internet; colaboradores e manutenções.
Monte uma loja instagramável
O que é um ponto de venda instagramável? Não é uma ciência exata, mas o raciocínio é simples: as pessoas buscam lugares que apresentam experiências. No mundo digital, as experiências só se tornam tangíveis, quando podem ser registradas e publicadas nas redes sociais. Espaços com decorações, pontos de fotos ou dinâmicas interativas, atraem o público e são compartilhados através de selfies e vídeos curtos.
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